Conheça o Blog Boa Forma

Conheça o Blog Boa Forma
Clique aqui.

Malefícios da Soja


Ninguém mais aguenta a “confusão” da soja: uns falam mal,outros bem. Devemos utilizá-la para ganho de massa ou cortá-la definitivamente? Está na hora de colocar um ponto final nesta questão ou pelo menos formar uma opinião mais clara sobre o assunto

A soja é um alimento como todos os outros, existem inúmeros artigos falando bem desta substância, mas de tempo em tempo surgem artigos e pesquisas afirmando que  a soja é nociva para a saúde. Se ela é tão boa assim, porque alguns pessoas teimam em difamar esse alimento ?
A razão para a soja ser tão má é devido as suas duas isoflavonas:  genisteína e daidzeína. Essas duas vilãs se amarram aos nossos receptores de estrogênio. Existem dois receptores, o alfa e o beta. O alfa é o receptor que geralmente é associado aos tumores de mama, aumento de gordura corporal, retenção de líquidos, etc. O receptor beta não é algo que devemos nos preocupar.
Infelizmente as duas isoflavonas da soja podem gerar diversos efeitos colaterais como afetar a produção de testosterona, a tiróide, atrapalhar o crescimento muscular e até mesmo prejudicar a sua saúde.

Um estudo mostrou que indivíduos  que ingeriram soja por um curto período de tempo, tiveram uma queda na testosterona de até 76%. Em outro estudo,  foi encontrado uma associação inversa entre consumo de proteína de soja e alteração nos níveis de testosterona em homens japoneses.
Em mais um estudo usando homens adultos e sadios foi usada uma dieta contendo soja e outra contendo proteína animal. No final do estudo, os níveis de testosterona estavam significativamente baixos nos indivíduos que fizeram a dieta contendo soja e ainda tiveram uma queda de 7% na testosterona livre, depois da dieta. (3) Em uma experiência com ratos, os níveis de testosterona e LH também caíram.
O principal apelo da soja é que ela pode reduzir os riscos de doenças no coração, através da diminuição do colesterol e triglicerídeos. Pesquisas comprovaram que a proteína da soja realmente diminuí o colesterol, porém somente o HDL, que é o colesterol bom!


A proteína da soja quando comparada com as líderes de mercado: Whey e Caseína. Também não se saí muito bem, em questão de aumentar a síntese proteíca e da quebra de proteína, a Soja é muito inferior. (7).
Conclusão
De forma curta e grossa você viu os efeitos da soja em nosso corpo, os efeitos podem variar por causa de diversos fatores, mas acredito que seja o suficiente para você pensar muito bem antes de incluir a soja na sua dieta.

1 comentários:

BOLIVAR MONTEIRO DO VALLE disse...

sou homem, 41 nos, sou alergico lactose, minha alimentaçao e quase 100% a base de soja sempre tive ginecomastia de um tempo pra ka meu peito começou a doer a areola ficol grande e deu uma pedra enorme o DR pedil varios exames entre eles o 17b estradiol, com o resultado em mãos, verifiquei que o meu estradiol esta 91 pg/mL o metodo do exame e QUIMIOLUMINESCENCIA, O VALOR MAXIMO DE REFERNCIA PARA HOMENS E MENOR OU IGUAL A 47pg/mL, O resultdo saiu dia 28/04/2012. minha pergunta heeeee O MEU ESTRADIOL ESTA ALTO DESTE JEITO POR CONTA DA MINHA ALIMENTAÇÃO………

Postar um comentário