Conheça o Blog Boa Forma

Conheça o Blog Boa Forma
Clique aqui.

arrancar um pêlo de uma pinta causa câncer?

Provavelmente, dentre as lendas médicas que algumas de nossas avós transmitiam para as gerações seguintes, poucas são tão curiosas quanto essa: “arrancar o pelo de uma pinta no rosto pode dar origem a um câncer”.
Segundo um médico dermatologista de Manhattan (Nova Iorque, EUA), isso não passa de um mito. Ele explica o seguinte: qualquer pinta grande no rosto tem alguma chance de se transformar no câncer (o que certamente é uma razão no mínimo tão forte quanto a aparência para as pessoas quererem removê-la cirurgicamente), mas o fato de haver um pelo não aumenta as chances de que haja um tumor. Pelo contrário: pintas com um folículo piloso são menos propensas a desenvolver câncer.
“Pintas de nascença”, como explica o médico, não são motivo para preocupação. São sinais dermatológicos genéticos, e não representam risco de câncer. As preocupantes são as que surgem de repente, e sem motivo aparente. Estas sim podem ter algum motivo mais sério por trás, e ele aconselha que se procure um médico assim que perceber a o nascimento de uma pinta que antes não existia.

0 comentários:

Postar um comentário